A Banda

A idéia de formar a banda surgiu em janeiro de 2009 durante o IV Jamboree Nacional em Foz do Iguaçu, quando Cesar Wild que participava da abertura do evento percebeu a necessidade de criar músicas escoteiras com uma cara jovem e inovadora para dar maior valor e identidade para os membros juvenis do movimento. Afinal de contas as tradicionais canções escoteiras são belíssimas e tem imenso valor histórico, mas já se tornaram repetitivas e um tanto ultrapassadas.


Dessa forma, na volta do Jamboree, Cesar Wild apresenta sua idéia de formar a banda para Franco Augusto, recebendo total aprovação. Ambos deram seguimento para o projeto e por um bom tempo levaram adiante sozinhos e sem nenhum apoio.

Nesse meio tempo, a banda teve a breve participação de dois bateristas, Ryan Rodrigues do G.E.MAR  Cmdt. Capitão Hassel e Augusto Arraes que não fazia parte do movimento. Por fim, no final de Setembro de 2009, chegaram em Alan Garcia do G.E. Dom Pedro I que logo se identificou com a o grupo e está até hoje comandando a bateria.

Foi também, mais ou  menos na mesma época que Andressa Randig do G.E. Príncipe de Joinville assumiu a guitarra base, sendo convidada por Cesar e Franco para tal função.

No ano seguinte, ainda sentindo falta de uma voz de apoio, Cesar convidou sua irmã Carla Cadorin para fazer a segunda voz da banda. De início ela ficou receosa pela falta de experiência, mas aos poucos foi conquistando seu lugar.

E em maio de 2010, durante o Acampamento Municipal de Joinville, Fernando Bitencourt recebeu a proposta de ser o baixista da Rataplan.

Atualmente a banda possui suas próprias músicas, com composições que vão desde homenagens aos ramos escoteiros até letras que expressam o sentimento de ser escoteiro.

O nome da banda foi escolhido para homenagear o Hino Alerta, também conhecido por: “Rataplan do Arrebol”. Assim sendo tornou-se Banda Rataplan, e seus membros os “Rataplans”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s